Usina das Artes

 

 

O Projeto Usina das Artes, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Cultura, surgiu em março de 2005, em torno da idéia do "território cultural". Com o objetivo de dinamizar o Centro Cultural Usina do Gasômetro, diversos grupos de teatro, dança e música passaram a utilizar os espaços como local para pesquisa, produção e circulação de novas linguagens cênicas. O projeto é uma parceria entre poder público, classe artística e empresas privadas.

Desde então cerca de três milhões de pessoas visitaram o espaço. As atividades culturais se dividem entre peças teatrais, intervenções coreográficas, shows musicais, oficinas e cursos. Já foram realizadas cerca de 7.000 atividades.

Atualmente os espaços da usina são ocupados por nove grupos. As companhias passaram por um processo de seleção que exigiu, entre outras coisas, um trabalho continuado com, no mínimo, três anos de existência, além do cumprimento de uma temporada com o mínimo de quatro semanas e seis apresentações do grupo e a realização de oficinas bimestrais. Os grupos também se comprometeram a realizar atividades com entrada franca em um dia do mês.


Grupos Selecionados para o projeto Usina das Artes 2011


- Cultura Rock Club Coletivo de Arte (Sala 502);
- Neelic (Sala 504);
- Grupo dos Cinco (Sala 505);
- Cia Teatrofídico (Sala 400);

- Santa Estação Cia de Teatro (Sala 309);
- Teatro Sarcáustico (Sala 309);
- Eduardo Severino Cia. de Dança (Sala 209);
- Ânima Cia de Dança (Sala 209);
- Depósito de Teatro (Sala 400).