Ocupação Cênica do HPSP

 

Abaixo, segue um texto introdutório sobre este movimento artístico e político dos grupos de teatro gaúchos que ocupam o HPSP (Hospital Psiquiátrico São Pedro), e, em seguida, material específico sobre cada grupo.

 

 

Contexto da ocupação:

        Nesta página, nos dedicamos a publicar materiais dos grupos que compõem a Ocupação Cênica do HPSP (Hospital Psiquiátrico São Pedro), desde o ano 2000, em Porto Alegre - RS (Brasil).

        Estes grupos se mantêm sem subvenção estatal, apenas utilizando o prédio público que estava, quando os grupos lá chegaram, abandonado e ocioso.

        Os grupos desenvolvem prática artística continuada nas salas do Hospital, com atividades como ensaios, aulas, workshops, debates, etc. e deixam lá  armazenados seus materiais de trabalho, utilizando o espaço como depósito de cenários e figurinos.

        Há já três anos, a gestão que se encerrou em 2010 de governo do Estado proibiu os grupos de apresentarem espetáculos, o que de 2000 a 2008 ocorreu com uma grande frequência. O governo alegou que o prédio precisava sofrer um restauro - e de fato precisa, entretanto, os grupos lá trabalham ainda sem riscos eminentes, e tal restauro é continuamente protelado pelo próprio governo devido à falta de verba.

        Segundo especulações, o governo então pretendia trasformar o espaço num grande centro cultural, entretanto, os grupos que lá trabalham há dez anos fazendo atividades para a população (muitas delas gratuitas) NÃO seriam convidados a fazer parte do projeto.

        Os grupos declaram publicamente que de forma alguma são contra o restauro, mas o desejo de ser parte do projeto é evidente, uma vez que vêm enraizando sua prática tanto no local quanto em seu entorno, tendo já revitalizado através da arte e desenvolvimento cultural esta área da cidade.

        Os grupos do São Pedro desejam continuar tendo espaço para trabalhar, uma vez que vêm fazendo um número anual impactante de atividades, mesmo em condições adversas.

 

Os grupos que compõem esta ocupação são:

Falus&Stercus

Oigalê

Neelic

Caixa-Preta

Povo da Rua

 

Material específico dos grupos:

 

(Em Construção)